domingo, 13 de novembro de 2011

Discurso de Formatura do Ensino Médio 2010

" - Já faz um ano que eu me formei, decidi publicar esse texto agora para ajudar os oradores desse ano terem inspirações, tem coisas que são totalmente inesperadas que não importa o quanto planeje vão te surpreender e geralmente sai tudo perfeito, * eu não esperava que eles também me desejassem "boa noite". Não se prolongue tanto quanto eu, enxugue bem o seu texto, use piadas internas e divirta-se!

Saudade da minha turma! Alguns amigos eu continuo revendo, outros nem tanto quanto eu gostaria, mas fato é que fiz novas amizades, e nunca esquecerei dos tempos de ensino médio, é vida que segue..."
(Eh esse sou eu, mas minha voz não é assim, sério!)
Cumprimento a mesa na pessoa da professora Sonara Liana Martins, Caros formandos, amigos, familiares, professores e convidados, Boa Noite.
Há alguns anos iniciávamos nosso caminho em busca do conhecimento, mais por obrigação do que por opção. Hoje estudar já é um consentimento, maduros o suficiente para adaptarmos a novas realidades buscamos conquistas que vêm sempre acompanhadas de responsabilidades. E acreditem meus amigos estamos preparados, se o jogo ainda não está ganho, já saímos na frente mas ainda há muita trilha a seguir, afinal nossos sonhos são altos, tão altos quanto podemos conseguir.
No início do ensino médio, é tempo de renovação, novos amigos, novos professores, expectativas e medos, o Cem 02 nos acolheu como uma casa e foi lá que passamos momentos alegres, por vezes tediosos, momentos de união e de despedida, já que são tantos que ficaram pelo caminho, momentos de reflexão e de atitude, debates e discussões, momentos de exaustão em que desejamos que tudo isso acabasse logo, momentos de felicidade que desejamos que durassem pra sempre, momentos sobre tudo edificantes ao lado dos mestres que nos fizeram estar onde estamos.
No mais as aulas divertidas superavam as cansativas e a presença dos colegas e dos professores era satisfatoriamente motivante.
E ninguém irá esquecer as virtudes de nossos mestres, a inovação a cada bimestre da Marina, as piadas de duplo sentido do Zé Maria, a eterna adolescência do Robson, a “feiúra” do Nativo, a espontaneidade da Mariles, as frases personificadas do Washington (que eu ainda irei plagiá-las nesse discurso), a serenidade da Enoe, a agitação do Karley, a utopia contagiante da Marise, o realismo perspicaz da Rosiene, a seriedade do Assis, as brincadeiras do Edilberto, a persistência do Heisler , a elegância da Maria do Amparo, o sorriso da Socorro, a arte de explicar do Émerson e as histórias da Fátima.
E por acaso alguém se esqueceu da dedicação da Beth, da Queti, do Paulo, Claudomir, Angelo, Cristian, Arcelino, Maria Helena, Ana Flávia, Miriane, Hellen, Émília , da temível Luzia e do inofensível Agamenon? E todos os demais professores que já passaram em nossa vida. Obrigado mestres pelos ensinamentos compartilhados, pela paciência que tiveram com a nossa sala desorganizada e por não separarem os nossos grupos de conversa.
Agradeço também aos profissionais que ficam nos bastidores, coordenadores, bibliotecários, servidores, merendeiros, técnicos, professores da sala de recurso que aqui vos simbolizo pela Miriane, a Suzana, a grande Janete, Marília, Rubens, e a Cilene.
A nossa gratidão a direção que guiou este navio por bons mares sem deixar que as ondas nos abatessem. E também agradeço aos pais pela imensa força que nos deram, todos estes anos.
Aos colegas, não percamos o contato estejam sempre adicionados em nosso orkut e online em nosso msn. Mandem recados, e depoimentos. Ah! E se possível escrevam cartas adoraria rir da sua letra de novo. E quando no rádio passar aquela música chata que só você escuta, eu lembrarei dos nossos momentos.
A saudade irá arder tanto que o alívio de ter terminado ainda será menor do que a vontade de rever todos em uma sala apertada e calorenta de cadeiras duras que você já tinha se acostumado, que carregam até teu nome pichado à lápis e vestígios de alguma fórmula de física na superfície; de sol, que entrava pela janela e ofusca teus olhos, lugar por vezes tão inconveniente mas lotada de amigos.
E em pouco tempo já não lhe atrairá tanto assistir malhação ou jogar seu vídeo-game favorito, trabalho, faculdade e relacionamentos tomarão todo o seu dia, se tornará adulto e nem irá perceber, só peço que cultivem os jovens que se formam hoje aqui, os que sonham em mudar o mundo, se tornarem presidentes e liberarem a coca 2 litros na cantina, são os mesmos jovens, sonhadores, que lhes guiarão nos caminhos do futuro, incertos, mas promissores.
Chegou a vez da nossa geração dar as caras, inovar, criar, propor mudanças, levantar a bandeira da paz, resolver os problemas ambientais que ganhamos de herança, talvez não tenhamos todas as soluções para o mundo, mas ao menos deixá-lo-emos melhor para os que virão em breve, sejamos contudo apaixonados pelo que iremos fazer, praticantes do respeito e do amor a vida. Sejamos grandes e humildes e que isso nunca seja um paradoxo.

Sejamos muito felizes, companheiros, é só isso que importa!!


PS¹.:Faltou citar a Janaína, o "Avatar",a Nilda (ou era Ilda?), o outro Paulo (de Matemática), o Cássio, Aquele louco de Geometria,
e aos que eu ainda devo estar esquecendo, são tantos só no Ensino Médio, que tentaram passar um pouco  de si, Obrigado!

PS².: Eu não tinha Facebook naquela época! 

Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina - DF, Turno Vespertino, Turma de 2010.

27 comentários:

  1. Muito Obrigada... ri e quase chorei com o seu discurso... me identifiquei muito tbm. Grande ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário!! Feliz por ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. Estou me inspirando, para compor o meu texto como oradora; Tirei grandes ideias,gostei da estrutura das palavras e do despojamento. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, gostaria de ver o resultado, se ficar bom posso postá-lo aqui se quiseres, com os devidos créditos é claro, qq coisa meu e-mail é jean.fsouza@yahoo.com.br, muita gente procura por esse tipo de informação, eu já fikei perdido uma vez, e se fosse hj melhoraria uma porção de coisas nesse texto, mas é tudo momento, e de qq forma é inesquecível. vlw

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Jean! Vc escreve muito bem! Estou escrevendo o discurso da minha turma, gostaria de alguns conselhos vc poderia me dar? ,eu e-mail é renantorews2009@hotmail.com
    Desde já agradeço,

    Renan

    ResponderExcluir
  6. Valeu RENAN boa sorte aí tbm com seu discurso!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso seu texto!!! Ameei!! Que sua inspiração contagie, vou precisar!! =)

    ResponderExcluir
  8. Tnks, tô muito feliz que meu texto esteja inspirando tanta gente, é uma época muito importante da vida, a formatura, que tudo saia perfeito, abraços.

    ResponderExcluir
  9. nossa maravilhoso seu discurso me ajudou pois estava com dificuldade ... bjoos ate maiiis *-*

    ResponderExcluir
  10. Jean me ajuda eu estou escrevendo o texto da minha formatura ja escrevi bastante mas sinto que ainda falta alguma coisa me manda uma resposta adorei seu discurso e preciso que vc me ajude meu e-mail é jeanna_angel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Serei a oradora da minha turma e amei seu discurso, me ajudou muito
    :}

    ResponderExcluir
  12. muito Bom esse discurso parabéns

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pessoal. muito feliz com os acessos e comentarios. Bom discurso p vcs ! rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Nossa, ótimo! Preciso de algumas dicas rsrs Meu e-mail é jeff.fonseka@hotmail.com , se puder me ajudar estarei grato Jean:D

    ResponderExcluir
  15. Muito bom seu discurso... Belas palavras, me ajudou muito. =D

    ResponderExcluir
  16. Parabens pelo discurso... Super interessante e proveitoso..

    ResponderExcluir
  17. eu usei alguns versos do seu discurso
    obrigado!
    me foi muito util!
    até postei o vídeo com os créditos pra vc no youtube!

    ResponderExcluir
  18. Valeu Renan!! Manda o link. quero ver :-D

    ResponderExcluir
  19. http://www.youtube.com/watch?v=VZP-edlG6Ng&feature=youtu.be

    ta ai ó!!!!

    ResponderExcluir
  20. Chorei peeeeeenkas lendo teu texto. Provavelmente serei o orador da minha turma em algumas semanas, e você me proporcionou idéias maravilhosas! Muuuuuuuuuuuito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk q bom Samuel. Tomara q vc seja o orador. experiencia maravilhosa. Um grande texto p vc tbm! Abraços...

      Excluir
  21. Ameeeeeeeeei seu texto, esse é meu último ano. Vou sentir tanta falta de brincadeiras, bobagens e risos em meia a tanta tensão no terceiro ano. Me deu umas ideias bem legais para escrever meu discurso. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo o belo discurso, fiquei dias procurando inspiração em vários sites, blogs e afins, até que parei no seu blog e pensei : "É isso!". Muito obrigada pela inspiração, usei sua estrutura no meu discurso do ensino médio, adaptando conforme minha turma me dava ideias pra acrescentar.
    Se quiser ver como ficou, postei ele aqui : [ http://amigoinsanidade.blogspot.com.br/2014/01/discurso-ensino-medio-formandos-2013.html ]
    Em breve pretendo postar o vídeo.
    Muito obrigada novamente, seu discurso conseguiu me ajudar a passar o que eu queria, com bom humor.

    ResponderExcluir
  23. Nosso muito bom, leve e divertido, parabéns, feliz em ter dado uma luz.

    ResponderExcluir

Olá, Sua opinião é muito importante,
Obrigado por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...